07 outubro 2012

"Burocratidose"

Depois de mais um "enorme aumento de impostos" e do elogio, que muito nos envaidece, de sermos o "melhor povo do mundo", resolvi fazer um re-post de um texto do início de 2010. 


Burocratidose

Existe uma praga que está a destruir o país. É uma infecção, uma verminose, uma parasitose.
Portugal está infestado por uma espécie de seres desprezíveis, abjectos e asquerosos: os burocratas.Esses animais corroem as estranhas do Estado, sugando-lhe até ao tutano, nutrindo-se com o alheio, acabando com a paciência dos pobres mortais.
São caracterizados pela mediocridade, especialistas em compadrio, no lambe-botismo e no por-baixo-do-pano. Pululam em todos os cargos possíveis e imagináveis. Colonizam juntas, câmaras, assembleias, ministérios ou qualquer lugar cujo concurso dependa da vontade de outro burocrata. Tomam decisões baseadas na mais pura e cristalina ignorância e a sua inépcia não tem limites.
Mas, apesar de tudo, os burocratas reinam. Eles estão lá, à nossa frente, ocupando os lugares cimeiros e cargos de chefia; colocados nos respectivos assentos por outros da sua espécie, perpetuando o ciclo vicioso e doentio.
Eles mandam em tudo. Aparecem na televisão sorridentes. Escapam incólumes às vãs tentativas de os eliminar. E, apesar da tremenda cara-de-pau, são ágeis, elásticos e esquivos.
Fala-se nas mortes pela SIDA, Tuberculose ou Malária mas, amigos, não há doença que mate mais que os burocratas. Eles são piores que o cancro, vão minando, insidiosos, até ao ponto do não retorno, e tudo depois é paliativo.
Por causa deles se morre de fome e de sede, não se constroem hospitais, escolas ou outras benfeitorias; eles decidem-se sempre pelo supérfluo, desde que lhes dê lucro.
São eles que encravam as engrenagens...
Os burocratas estão por todo o lado; sempre estiveram e, temo não errar por muito, sempre estarão, ou talvez não... quem sabe arranjamos uma droga eficaz ou, quem sabe, já a temos mas não usamos.



Imagens google

5 comentários:

Sahaisis disse...

Uma cambada de filhos...de sua mãe :s

Malena disse...

E a burocracia foi inventada com tão boas intenções!! Mas de disfunção em disfunção, chegámos ao caos...

Anónimo disse...

(este foto dá-me asco... desculpa. nem consigo parar por aqui)

:(((((

mz disse...

Eles sempre tiveram um plano e, agora mais que nunca, estão a colocá-lo em prática contagiando e obstruindo as vias da dignidade.

Catsone disse...

Sahaisis, pode dizer o que quiseres neste blog, não tenhas pudor :D

Malena, nós não só somos bons em burocracia, como a exportamos para as colónias...

nAnónima, vá lá, não é tão boa como as que tens no teu blog mas tb não é tão má assim :D

MZ, estamos no auge da infestação ou será que ainda há potencial para mais?